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O que é automação de marketing, como usar e por que pensar nisso agora?

A automação de marketing está vinculada diretamente à prática de Inbound Marketing, que tem como objetivo atrair o público-alvo, de uma maneira que você desperte e conquiste a sua atenção. Por isso, nesse artigo, você aprenderá o que é automação de marketing, como usar e porque pensar nisso agora.

Quem ainda não automatiza suas plataformas e estratégias de marketing estará com pouca vantagem competitiva. Um estudo desenvolvido pela Lenskold’s Lead Generation, por exemplo, mostra que 63% dos negócios que superaram seus competidores em receita, utilizam automação de marketing. Uma outra pesquisa, da VB Insight, ainda mostra que 77% das empresas que investem em automação, observam crescimento em suas conversões.

Ou seja, se você ainda não trabalha com automação, é melhor começar a pensar sobre o assunto. No post de hoje te apresentamos um guia completo, para você entender como funciona e por que deveria começar a investir na automação do seu marketing agora mesmo.

 

O que é automação de marketing?

A automação de marketing permite às empresas agilizar, automatizar e medir as tarefas de marketing e os fluxos de trabalho, para que possam aumentar a eficiência operacional. Com a ajuda de um bom software de automação, é possível liberar funcionários de funções maçantes e redirecioná-los para atividades mais estratégicas, aumentando as taxas de conversão da empresa.

 

 

Diferenças entre automação de marketing x email marketing

Apesar de ser comum para os marqueteiros falar sobre esses dois termos de forma intercambiável, eles são bastante diferentes.

O email marketing é uma das formas mais eficientes de aquisição e retenção e ele pode ou não ser automatizado. O problema é que quando o volume de envio se torna muito alto, o auxílio de um software de automação se faz necessário. Não adianta nada uma ferramenta de distribuição, se o conteúdo não for personalizado e segmentado, e se o seu resultado não puder ser analisado. O envio indiscriminado e desordenado de e-mails para um grupo de usuários, pode até mesmo prejudicar a marca.

O marketing por e-mail é uma ação pontual e apenas uma das etapas da automação. Já esta última, é uma estratégia contínua e que pode englobar múltiplos canais de comunicação, como mídias sociais e landing pages. A automação de marketing combina canais de aquisição e retenção de clientes diferentes para levar ao funil de conversão de sua empresa.

 

 

A importância da jornada do cliente

A jornada do cliente é um importante modelo para investir na automação de marketing. Porque é com base nesta perspectiva que você conseguirá segmentar e personalizar as mensagens, com conversões crescentes.

Saiba que o ciclo de compra de qualquer empresa abrangerá vários tipos de acesso com a marca. Por exemplo, um cliente pode encontrar sua empresa através de pesquisa. Ele pode decidir “curtir” a página da sua empresa no Facebook e, em seguida, voltar ao seu site para ler um artigo de blog recentemente compartilhado. Seu incrível conteúdo de blog pode convencê-lo a se tornar um assinante de newsletter.

Nesse sentido, os caminhos de conversão são absolutamente distintos. Imagine tentar perseguir centenas deles – é impossível. É aí que entra a automação de marketing. Conheça, logo abaixo, os fatos e mitos que circundam a ideia de automação de marketing e fique esperto!

 

 

Automação de marketing é desumana, impessoal?

De maneira alguma. Na realidade, a automação de marketing viabiliza uma comunicação mais personalizada, forte, segmentada e contínua.

Ao automatizar o seu marketing, você pode se concentrar mais na qualidade de suas campanhas e mensagens. A automação de marketing dá à sua equipe a capacidade de adicionar mais toques pessoais à sua campanha – através da coleta de dados sobre os interesses e objetivos de um lead, você pode guiar o cliente a futuras ofertas.

De fato, a automação de marketing capacitará sua organização para fazer o seguinte:

  1. Adicionar conteúdo dinâmico com base no perfil de usuário específico de um indivíduo. Por exemplo, você pode enviar ofertas segmentadas com base em padrões de site;
  2. Categorizar clientes por comportamentos comuns, interesses e detalhes demográficos. Essas serão dimensões para segmentar seus clientes.
  3. Desenvolver padrões de marketing ótimos. A automação de marketing pode ajudar sua empresa a testar variáveis diferentes, como tempos de envio de e-mail, cabeçalhos de assunto e ideias para personalização.

 

 

Automação de marketing é spam?

De jeito nenhum. A automação de marketing é um dos canais de marketing mais fáceis de usar porque é adaptada em torno de experiências de usuário personalizadas. A sua comunicação vai variar de acordo com as necessidades de cada cliente e a automação garante que você não enviará mais mensagens do que deveria.

Ou seja, você não está entupindo seu público com mensagens publicitárias. Imagine, em vez disso, que você está estimulando leads e orientando perspectivas através do funil de conversão de vendas.

 

 

Automação de marketing é complexo?

Essa é parcialmente verdade. As maiores reclamações em relação à automação são quanto à complexidade das ferramentas disponíveis no mercado. Realmente, muitos dos softwares têm uma interface pouco convidativa e podem ser difíceis de serem manuseados, mas a boa notícia é que o setor está cada vez mais desenvolvido e já existem ferramentas simples e intuitivas. O segredo é encontrar a que melhor se adapta às suas necessidades.

 

 

Automação de marketing: por que usar?

A internet introduziu novas exigências por parte do consumidor e, hoje em dia, a personalização e engajamento são primordiais. A automação surge também dessa necessidade de interação pontual com o usuário. Como falado no início do texto, essa é uma tendência que não veio somente para ficar, como está em constante ascensão. A empresa que não investe em automação está em grande desvantagem. Mas se você ainda está com dúvidas, aqui algumas das principais razões pelas quais você deveria adotá-la:

Economize tempo

Várias campanhas podem ser agendadas com antecedência e lançadas de acordo com suas próprias configurações, portanto, as horas de trabalho podem ser utilizadas para outras atividades.

Eficiência

Oferece uma alternativa automática simplificada aos processos tradicionalmente manuais. O tempo e o trabalho podem ser reduzidos, consequentemente os custos também podem sê-lo de forma expressiva.

Integração de CRM

Pode ajudar a certificar-se de que os leads não desapareçam do radar após alguns contatos malsucedidos. Tudo com a integração entre automação e ferramentas como CRM.

Coleta de dados

Automação em marketing oferece um ponto de contato para clientes que não é necessariamente orientado por vendas. Isso pode ajudar a fornecer uma visão melhor e ser usado para coletar dados específicos para melhorar futuras campanhas ou comunicação.

Gerenciamento multicanal

Embora parecesse ser fácil gerenciar um único canal de e-mail, agora, graças aos múltiplos canais que os consumidores podem encontrar, fica cada vez mais difícil acompanhar todos. A automação de marketing pode ajudá-lo a acompanhar qualquer canal e se fazer presente da melhor forma.

Consistência

Incorporar todos os seus esforços de marketing em um processo pode ajudar a manter um tom unificado da marca de voz.

Personalização

Automação ajuda a adaptar a experiência para o usuário, criando uma experiência única e mais convidativa, que é totalmente relevante e mais provável conduzir à conversão.

 

Automação de marketing: como criar?

Há uma variedade de coisas diferentes que podem ser automatizadas em um negócio.

O e-mail

Quer se trate de mensagens focadas ou uma campanha padrão, ter uma estratégia de automação de e-mail altamente otimizada pode fazer maravilhas na criação de conversões. Será que alguém se inscreveu para um boletim informativo? Envie-lhes automaticamente uma resposta de agradecimento. Alguém fez uma compra em seu site? Envie-lhes um e-mail com links para outros itens que também podem desfrutar, com táticas de remarketing e assim por diante.

Com uma plataforma de e-mail automatizada, você pode alcançar seus consumidores com as informações que estão procurando, exatamente quando eles estão fazendo tal busca. Assim, economiza-se tempo e se ganha dinheiro no processo.

Otimização

Sim, é ótimo poder mandar e-mails automaticamente, mas a automação de benefícios reais está na habilidade de parâmetros altamente específicos para decidir quem recebe o tipo de mensagem e quando. Parece complicado, mas não é. Imagine ser capaz de criar campanhas segmentadas de e-mail que sejam separadas de acordo com:

  • Demografia (sexo, idade, escolaridade, renda, estilo de vida etc.);
  • Onde residem (país, região, CEP etc.);
  • Motivações;
  • Personalidade;
  • Hábitos de compra (tempo, método, época etc.);
  • Etapa do funil de vendas.

A automação de marketing conecta múltiplos pontos de contato e canais de marketing, incluindo mídias sociais, marketing por e-mail e marketing de conteúdo. Um dos principais objetivos da automação de marketing é nutrir os leads para o longo prazo, o que significa concentrar-se em metas além das vendas diretas.

Cuidados

Para finalizar é importante ressaltar que a automação de marketing, se não for acompanhada de uma sólida estratégia, não surte efeito algum. Na verdade, nesse caso, ela pode até mesmo prejudicar sua campanha.

Antes de aplicar a automação é necessário conhecer profundamente o seu público, manter um fluxo constante de leads orgânicos, além de ter uma análise e compreensão detalhada da sua marca. Ou seja, para ser efetiva, a automação tem que ser estrategicamente planejada.

Deu para perceber então o quanto a automação de marketing pode ser benéfica para todo o seu negócio? O primeiro passo então deve ser planejar e adaptar a sua empresa a essa tecnologia para tirar o melhor proveito dela.

Conseguiu entender o que é automação de marketing, como usar e por que pensar nisso agora? Qual sua experiência com automação de marketing até aqui?

Gustavo Souza

Founder & CEO da Convertise; Tailor-made Business & Sale; Consultor de Negócios; Especialista em Branding; Especialista em Marketing; Especialista em Estratégias de Vendas; Especialista em Automação de Marketing; Mentor de Pré-Aceleradoras e Aceleradoras; Mentor Startupweekend Techstars; Clientes atendidos nas 4 regiões do país, além de Argentina, Uruguai e Chile; Atua no mercado de Comunicação e Marketing há 13 anos.